Mmandrummamm Templates
2003 ® - Todos os direitos reservados

TOILET TALK

sábado, fevereiro 19, 2005

Estou chocada!!

Encontrei este artigo publicado hoje no DN Online e nem queria crer ser possível!
Diz então um tal criminalista, pelos visto chamado Barra da Costa:
"A função do polícia tem que ver com os desejos das populações. As pessoas querem da polícia prevenção e repressão. Querem ter sensação de segurança.-meu deus!!-Porém, os polícias não estão preparados para fazê-lo em certas circunstâncias. Há áreas onde os agentes têm dificuldade em entrar, nomeadamente na Margem Sul-reparem só na generalização estigmatizante aqui feita!-, Oeiras, Damaia. Ora não é isto que a população quer, o que a população verifica é que não acontece nada a quem bate nos polícias. Por outro lado, na comunicação social, se a polícia usa força, então é culpada e acena-se com o racismo. Depois, as pessoas dizem que só se vê os polícias a multar.
Na verdade, o Governo não tem resposta em termos legislativos aos problemas das populações e dos polícias. Não se dá às forças de segurança a firmeza que elas devem ter. A preparação do polícia não deve ser feita contando que vai ser agredido. O agente quando sai em serviço, já sabe que tem uma magistratura que o trata mal nos tribunais, que o vê como criminoso-até parece que estou a ouvir o Santana!-.
Por isso, o problema do polícia não é a preparação psicológica. Ela está feita em termos de se poder fazer ou não uma boa selecção das pessoas que entram na polícia. O perfil adequado para se ser polícia é o que os testes psicotécnicos determinam e não o que as pessoas que têm alguma experiência de polícia acham que deve ser exigido a quem quer ser agente. A apreciação psicológica devia ser dispensável-portanto se com selecção psicotécnica já são as bestas que são, imaginemos sem!-se, a montante, os problemas da corporação estivessem resolvidos. E isso quer dizer que as pessoas estariam habituadas a lidar com a morte e com a violência.
No caso da Cova da Moura, o que se deveria ter feito era uma demonstração de força no bairro, sem exagerar. É isso que dá às populações a sensação de segurança. O problema é que se só se pensa em preparar os polícias psicologicamente para actuar quando começam a ser mortos. Essencialmente, é necessário dar uma formação prática aos polícias, na relação com as pessoas e dar-lhes um código de deontologia para saberem quando devem ou não utilizar a força.
Os polícias não têm que se defender. Têm que gerir situações. Mas a magistratura ainda não tirou as teias de aranha da cabeça e continua a ver a polícia como algo que está ligado ao passado negro do antes do 25 de Abril-socorro!-. "
Como pode ser possível?
Este Sr. como criminalista deveria ser o primeiro a ter uma visão imparcial e a considerar todos os factores componentes da nossa sociedade para fazer uma análise da situação! Eu de repente pensei estar a ler um qualquer documento da PIDE...
É incrível como a culpa é sempre das instituições do governo...


Enviado por MissM às 2:07 da tarde às 2:07 da tarde 0 comments


0 Comments:

Enviar um comentário

[ [ [

TERAPIA DE CHOQUE PARA A BLOGORREIA

:: Blogueiros ::

Luna
MissM
DayLight201
Jolito
NachtEldar
Nhua
TC

Portugal

 
:: Links ::

Eu sou
HostelWorld
Rotas & Destinos
Unesco
Unicef

:: Cliques ::



Site Meter
 

<
[ View Guestbook ] [ Sign Guestbook ]
Get a FREE guestbook here!

:: Créditos ::

Templates By Mmandrummamm

© 2003
Mmandrummamm Templates
Todos os direitos reservados

Melhor Visualizado em 1024 X 768

Blogger Brasil